REUNIÃO DE VETERANOS

Devo explicações aos amigos: Recebi este material do Sidney Cardoso no começo da semana, mas por problemas na minha internet só consegui publicar hoje. Me desculpem, Maurício Morais.

Caro Maurício

Passei um sábado maravilhoso. Renato Salvi - que você conhece bem - é apreciador de carros e automobilismo, ele costuma promover uns encontros em sua casa para a turma jogar conversa fora contando seus “causos” sobre esses dois assuntos.

Renato, como já haviam me dito, comprovou que é um excelente anfitrião. Além disso, após anos de distância, devido termos perdido o contato, tive o prazer de rever pela segunda vez, nesses últimos cinco meses, Luigi Ciai, renomado mecânico de corridas. Ciai foi preparador das Berlinetas dos irmãos Sérgio e Heitor Peixoto de Castro e de muitos outros pilotos. Tornamo-nos amigos naquela época e volta e meia ele era perturbado em sua oficina por mim ou por meu irmão Sérgio Cardoso atrás de algumas peças ou motores. Fiquei sabendo por ele que Sérgio uma vez o acordou de madrugada atrás de peça.

Como falei, após anos sem vê-lo, havia me reencontrado com Ciai há cinco meses atrás, foi no Forte de Copacabana, 05-09-2009, no Encontro de Carros Antigos, aquele que Bird Clemente foi e fez uma ótima palestra. Por sinal, com o Bird foi quase igual, estávamos há anos sem nos vermos pessoalmente, a diferença é que com o Bird nos correspondíamos por tel. e por e-mail.

Ciai foi várias vezes campeão de motocicleta na Itália, veja nesse link um pouco de sua vida contada pelo amigo Nélson Cintra:

www.autoclassic.com.br

Estava presente também Newton Alves, piloto da minha época que correu de Fórmula Vê, DKW e Chevette. Por sinal, dividindo a pilotagem com Amauri Mesquita num Chevette, a dupla foi vencedora da classe A nas 25 Horas de Interlagos 1973, essa corrida foi realizada em 25-08-1973, segundo me contou. Também fiquei sabendo nesse encontro que “Newtinho” também corria de motocicleta, esses dois últimos fatos não sabia devido nessa época estar afastado dos autódromos tratando da saúde.

Completando os presentes estava João Rocha Lagoa, engenheiro mecânico, que ainda não tinha tido o prazer de conhecê-lo e que é um expert em automobilismo.

Por pequenos e minuciosos detalhes que captei de sua agradável conversa, pude constatar que ele era freqüentador assíduo do Autódromo de Jacarepaguá, como nos falou. João sabe muito sobre as corridas não só daquela época, como as anteriores e as atuais. Mais quer saber qual foi a maior SURPRESA?... Ele freqüenta constantemente seu blog, o do mestre Joca e o do Saloma, apenas nunca deixou comentário, só lê. Comentou conosco sobre várias ilustrações sua e muitos assuntos que saíram nos blogs do Joaquim e Salomão. João, como disse, sabe muito sobre automobilismo e é de uma simplicidade de fazer inveja aos monges franciscanos. Solicitei a ele que não faça mais isso, pois está nos privando de muitas informações e papos gostosos nos blogs, vamos ver se nos atende e deixa a timidez de lado.

Bem, Maurício, em 30-03-2008, no Encontro de Carros Antigos do Clube da Aeronáutica da Barra da Tijuca, que Amauri Mesquita sempre promove, tirei muitas fotos da Deka do Newton Alves, a famosa Gigi.

Essa Deka é toda incrementada, veja algumas de suas especificações: motor 1.0 AT do Gol, (Obs. Não é AP); álcool com turbo pressão 0,4 bar no turbo; nitro com giclê 0, 20, sendo liberado o nitro acima de 6.500 RPM, tendo três bicos injetores extras; freio a disco nas 4 rodas.

Anteontem, na casa do Renato, falei com “Newtinho” que sua Deka tinha um visual lindo e que merecia ser ilustrada por suas mãos. Felizmente ele concordou e estou te enviando em anexo as fotos dela.

Veja se não é linda? Aposto que vai ser mais uma de suas inesquecíveis ilustrações.

Forte abraço,

Sidney Cardoso



Comentários

Sidney Cardoso disse…
Maurício
Não precisa se desculpar de nada, nós que navegamos na internet sabemos bem dos probleminhas que costumam acontecer.

Acho que Luigi Ciai merece todas nossas homenagens por tudo que foi e pelo ótimo ser humano que é.

Gostaria de deixar registrado não escrevi no texto para não ficar muito longo, mas era minha intenção escrever depois aqui, o imenso carinho que sua filha Bia e sua Mulher Elizabeth tem pelo Ciai.