Porsche 917 Prototype 16 Cylinder

Meu amigo Ararê Novaes, enviou links e dados sobre esse monstro de 16 cilindros criado pela Porsche. Vale a visita, especialmente pra quem gosta de Porsche.

Maurício,
Para saber mais sobre esse Porsche 917 P-A (Porsche-Audi) clique nos links abaixo, é em ingles, mas dá pra se informar:
http://www.conceptcarz.com/vehicle/z9982/Porsche_917_P-A.aspx
http://www.supercars.net/gallery/119513/1618/1.html
Espero que se divirta, é o paraíso dos Porsche de competição!
Um grande abraço!

Ararê.


Me diverti muito, pode ter certeza amigão. Obrigado.

Comentários

Anônimo disse…
Grande Maurício,

Esse Porsche com motor de 16 cilindros é uma verdadeiro monstro sagrado. Há um exemplar no Museu de Hockenheim que me causou algumas dores de cabeça: muita gente supostamente conhecedora do assunto não acreditava existir esse motor...rs
Grande abraço e uma boa semana.
Beegola
Anônimo disse…
Esse motor era um primor de engenharia, muito compacto tinha as mesmas dimensões do motor de 12 cilindros, mesmo tendo 4 cilindros a mais, algumas "fontes" dizem que tinha 7.2 litros e 850CV, já outras falam em 6.9 litros e 755CV.

Feito por ordem de Ferdinand Piech, neto de Ferdinand Porsche e que a pouco tempo atrás presidiu o Grupo VW, o motor era uma pesquisa visando o campeonato CAN-AM, mas há quem diga que um dos intuitos era o de assustar a Ferrari numa espécie "guerra psicológica", inclusive deixando o motor a mostra "por descuido" quando da visita de um jornalista italiano a fábrica, para que este desse o "furo" e fazendo a história chegar aos ouvidos do Comendador que, por coincidência, ou não, desistiu de desenvolver os modelos 512 passando a se concentrar nas 312.

O motor foi testado num chassi do 917PA, mas nunca competiu pois mais tarde optaram pelo motor de 12cilindros turbocomprimido com 1200CV e o resto como dizem é história.

abs

Filipe W