Pergunto aos sábios:
O que é esse símbolo?
O que ele representou na história do nosso automobilismo?
Quem estava por trás dessa marca?
Digam tudo, pois essa marquinha com nome de empresa de refrigeração tem história.

Comentários

Anônimo disse…
isso parece um turbo bem estilizado(a parte amarela e como se fosse a pa)

mas nao sei nada sobre isso nao

algum matuza descobre

ai como queria viver nessa epoca
Mestre Joca disse…
É a logomarca da fábrica carioca Polar, que dominou a Super V~e de 1974 a 1979, os melhores da categoria. Sonho de dois malucos, Ricardo Achcar e Ronnie Rossi, a Polar também construiu Div-4, Fórmula Ford e Fórmula Vê 1300. Infelizmente foi mais uma vítima da falta de planejamento dos cartolas brasileiros e do fim dessas maravilhosas categoria.
Anônimo disse…
Eita! Bons tempos...
Ah..., que saudade...
Me lembro que fazia miniaturas em madeira do Polar de F- Super V e colocava as rodas e pneus dos meus carros do Autorama super pista...
Aquele Azul da Equipe Motorradio do Chiquinho Lameirão... Se lembram??
Até me arrepio! Nossa indústria automobilística de carros de competição era(!) tão frofícua de projetos qt. qq uma na Inglaterra...
Que bom ter crescido nessa época!
abração!
Anônimo disse…
Desenterrar esse adesivo da Polar é obra de apaixonado. As respostas às suas perguntas Joaquim já matou. Vale acrescentar que o chassi da Super Vê era baseado em um Shadow acidenteado em Inerlagos e apropriadamente sumido pelo saudoso Cardoso. Aproveito e pergunto se alguém pode confirmar se o Polar do Jaime Levy, equipado com motor do Corcel, teria sido o primeiro protótipo brasileiro equipado com turbo alimentador. Por onde andaria esse modelo?
Abs

Beegola
Anônimo disse…
Beegola,
Turbo mesmo, creio que o carro do jaime Levy foi o primeiro. Lembro-me do Meta-20 do Chico Landi, mas ali era equipado com compressor, que é outra história.Quanto ao destino do carro, este foi vendido à equipe Evadin (Jan Balder/Fausto Dabbur) que com ele correu o Paulista de 1975, sagrando-se vice-campeão da categoria. O carro foi desmontado e parte de suas suspensões, freios e motor (no caso já um VW a ar)foi utilizado como peças reservas no Super Vê da equipe.

Um abraço,


Joaquim
Anônimo disse…
ola , bom, sou veterinario de profissão , mas apaixonado pelos automoveis antigos , e recentemente , ganhei um carro polar , que pertecia ate então ao sr rafael da luz , corria com n16 e patrocinio da cia de cafe bom retiro , com o passar dos anos este carro ficou na fazenda e guardado , porem foi totalmente depenado , sobrando somente o chassi e o monopit de aluminio. começo agora um trabalho de levantam,ento e garimpo por peças para a restauração total , se alguem puder me ajudar!!!!!!!!!!!!!!
pastevt@hotmail.com
forte abraço